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Visita da Cantina

O resumo da visita da cantina do Lycée Molière feita em Novembro de 2018 por Caroline Verna, representante eleita do Conselho de Escola, e também voluntária da APE.

A Equipe. Durante a minha visita à cantina, encontrei Bianca Lessa, a nutricionista, e a equipe responsável pelo preparo dos alimentos servidos na colação e no almoço. Eu realmente apreciei o profissionalismo de toda equipe, a variedade e a qualidade dos pratos propostos, a limpeza, a organização e a higiene dos setores de armazenamento e de preparo. E também a sua criatividade e a sua motivação em organizar uma super decoração sobre o Halloween, por exemplo.

O Menu. Sobre as variedades oferecidas às crianças. Há um menu muito simples oferecido ao Maternal, pois as crianças via de regra são mais resistentes a pratos elaborados. Por isso, as refeições são mais simples, sem molhos, por exemplo. A partir do CP, há mais opções. Há sempre duas escolhas de proteínas. Além do tradicional arroz com feijão brasileiro, para aqueles que não o desejarem, há sempre um outro prato que consiste em feculantes (amidos, carboidratos complexos) ou gratinado de legumes. Existem várias opções de folhas, saladas e vegetais. E, finalmente, há sempre uma fruta fresca e uma sobremesa “doce”. No dia da visita, eu comi salada de lentilhas (pimentão, rúcula e abacate), salada de picles e outros pepinos temperados com molho de mostarda e mel, arroz e feijão (havia outros tipos de carboidrato, mas eu adoro arroz e feijão, a minha escolha não foi por falta de opção), quiche de bacalhau, creme de milho, repolho cozido e, finalmente, mamão e mousse de maracujá. Os molhos de salada ficam disponíveis à parte. Os pratos estavam saborosos e temperados adequadamente, apesar de eu ter achado o bacalhau um pouco salgado, mas isso é normal, pois em geral eu como pouco sal. Adoraria ter a receita do chef do creme de milho, uma delícia. O mousse de maracujá estava um pouco doce demais, mas difícil de fazer melhor.

De tempos em tempos, a cantina introduz menus diferentes, como um dia “italiano”, “mexicano”, ou alguma regionalidade brasileira (Nota: em agosto/2019 a escola apresentou um dia da “amazônia”, servindo pratos de pirarucu proveniente de pesca sustentável). Os menus tendem a variar de uma semana pra outra, seguindo a disponibilidade da estação.

A Organização no Maternal. Os pratos são preparados para os pequenos, cortados em pequenas porções para facilitar sua autonomia. Existem pelo menos dois adultos por mesa. Os adultos ajudam e encorajam os mais novos a comerem sozinhos. Eles dão uma colher ou duas, conforme necessário, mas não insistem. Para as crianças que não gostam de feijão, o arroz parece um pouco seco. O arroz não leva manteiga para não prejudicar as crianças com intolerância.

A organização do CP ao CM2. As crianças do CP são servidas à mesa, sob supervisão, com pelo menos um adulto por mesa. Os alunos do CE1 entram numa fila dedicada pela qual solicitam e são servidos por adultos. A partir do CE2, as crianças servem-se sozinhas, sob a supervisão dos adultos, que tentam encorajá-las a servirem-se de legumes e outros pratos. Os adultos evitam que alguns alunos tentem levar duas sobremesas doces como mousse de maracujá, por exemplo. As crianças podem levar uma fruta e um mousse. Ainda que as crianças tenham tempo para comer com tranquilidade, eu vi a maioria delas (alunos dos CP) sair correndo da mesa para brincar assim que chegou a sobremesa.

Se problemas de comunicação ocorrem, é porque a cantina é muito barulhenta devido à quantidade de crianças presentes, mas em geral os adultos estão sempre atentos a seus pedidos. Problemas como vidros quebrados são resolvidos de imediato.

O conteúdo dos Pratos. Em relação às crianças que se servem sozinhas (CE1 em diante), eu observei que, ainda que houvesse uma oferta diversificada de alimentos, cerca de 90% desses alunos se serviram somente de frango, arroz e feijão. Enquanto alguns comiam só frango, outros fingiam adicionar uma folha de salada. O mais preocupante é que alguns não se serviam de quase nada, iniciando suas refeições com os pratos praticamente vazios. Fui informada de que em caso de problemas recorrentes (se a criança não come nada por vários dias seguidos, ou se come somente arroz etc), a família é notificada pela escola.

Qualidade. A maioria das frutas e dos legumes são de origem orgânica. Uma pequena parte é proveniente da horta local. Os ovos são orgânicos. (Nota: desde outubro de 2019, o frango servido às crianças do maternal é orgânico, saiba mais).  Bolos e sobremesas são parte tradicional nas refeições francesas e brasileiras, por isso, seria difícil removê-los. Perguntei se poderíamos estabelecer de vez em quando um dia vegetariano, mas isso poderia ser um problema para os funcionários do Lycée que também almoçam na cantina e estão acostumados a cardápios mais brasileiros. A água fica disponível nas mesas para os mais jovens e em jarras para os alunos mais velhos (a partir do CE1) se servirem à vontade. Todos os pratos são provados antes de serem servidos para verificar os temperos. Além disso, uma amostra de cada prato é conservada para análise posterior, em caso de problemas.

Lanches. A partir do final do primário, os alunos têm acesso à lanchonete, onde a maioria dos alimentos comercializados é produzida localmente. Os alunos podem comprar açaí ou saladas (crudité e de frango, por exemplo), ao invés de almoçar na cantina, pagando com um cartão recarregável. Alguns produtos como guaranás, sodas, joelhos de queijo e presunto são mantidos porque, ainda que sejam de pouco valor nutritivo, os alunos ficariam muito insatisfeitos se fossem retirados. Os pais recebem uma lista do que seus filhos compram e podem bloquear o cartão, se assim o quiserem.

A Colação. A cantina oferece diversos lanches. De manhã, pro maternal, um lanche leve é ​​fornecido na cantina durante o recreio, geralmente um lanche e uma fruta. A maioria dos lanches e sucos são caseiros (bolos, pão de queijo…). No primário, os lanches, contratados à parte e pagos mensalmente, estão disponíveis no período da manhã durante o recreio. Geralmente inclui um lanche, uma fruta ou vegetal e um suco. As crianças que ficam na garderie também têm um lanche, servido às 14h40.

Pontos a serem Melhorados.

Seria bom se as crianças aproveitassem mais as variedades de menu disponibilizadas pela cantina. Mas a resolução desse problema não é simples, e não cabe somente à escola. Encorajo cada família a conversar com seus filhos a respeito de suas refeições, para reforçar a importância de se alimentar bem.

O barulho ensurdecedor na hora das refeições. O fechamento da cantina poderia ajudar a reduzir o efeito do barulho das crianças brincando no pátio (Nota: a cantina foi reformada em Julho de 2019. O local foi isolado com blindex e climatizado. O nível de ruído foi reduzido consideravelmente).

Estabelecer uma melhor comunicação com as famílias a respeito dos menus.

Eliminar o plástico descartável. Algumas sobremesas como frutas ou mousse de maracujá são servidas nesses recipientes.

Se eu tivesse de comparar a cantina do Lycée com algumas que eu frequentei na França, eu diria que almoçaria lá regularmente com prazer. As famílias podem enviar suas sugestões sobre a cantina à escola ou via o Conselho de Escola.

Caroline Verna e Sômulo Mafra (tradução em português) – Pelo Conselho de Escola.

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