Skip to main content

Course Humanitaire

A Corrida Humanitária é mais do que uma simples corrida! É uma corrida solidária, durante a qual as crianças que correm arrecadam fundos para ajudar associações a implementar seus projetos.

Course Humanitaire - Uma corrida a pé com caráter filantrópico organizada pela APE e corpo pedagógico do Lycée Molière.
Forte da Urca

Primeiro, os alunos trabalham com seus professores de esportes para se preparar para a corrida de resistência e definir seus objetivos individuais. Paralelamente, os alunos são conscientizados para as noções de ajuda mútua e solidariedade e começam a buscar patrocinadores. Uma ou várias associações sem fins lucrativos são selecionadas pela APE e pela Direção da escola com base na qualidade de seu trabalho e vêm ao Lycée para apresentar suas iniciativas, responder às perguntas dos alunos e conversar com eles.

Depois, no dia da corrida, os alunos voluntariamente tentam completar o número de voltas ao qual se comprometeram, para depois arrecadar o dinheiro prometido pelos seus patrocinadores.

Finalmente, após a corrida, durante um conselho de alunos, os representantes entregam às associações as doações que arrecadaram com sua corrida.

Como exemplo, ajudamos em 2022 e 2023:

  • A Associação dos moradores da comunidade do Pereirão, por sua ação de alfabetização de crianças do ensino fundamental
  • A associação Favela Brass, que oferece aulas de música gratuitas para 300 jovens e crianças em 4 favelas e 8 escolas municipais
  • A associação Corrente do Bem uns pelos outros: uma associação de Catete que ajuda famílias em situação muito precária com cestas de alimentos, empréstimo de material médico (cadeira de rodas, leito hospitalar), etc.
  • A associação MOVE, que protege o meio ambiente e os recursos naturais, especialmente a Mata Atlântica, e oferece atividades educativas, culturais e científicas para conscientizar os jovens sobre essas questões
  • O projeto Refugiados, que se dedica a acolher refugiados, protegê-los e ajudá-los a se integrar no Brasil
  • O projeto Uçá e a Associação ACORQF (Associação Comunidade Remanescente do Quilombo do Feital), por sua ação social e ecológica
  • A Associação CACCST (Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa), que apoia famílias de crianças com câncer