Nossa Rede
A diversidade linguística e cultural é uma característica forte e um trunfo de nossa red
Lycée Molière – Estabelecimento convencionado à AEFE.
Site : www.lyceemoliere.com.br
O Lycée Molière é um estabelecimento convencionado com a AEFE. Desde o maternal, a língua francesa é usada na maioria das atividades pedagógicas, porém, aproveitando da imersão em um ambiente lusófono. A educação em português também é fornecida durante toda a escolaridade, de modo a permitir a posterior integração de seus estudantes no ensino superior brasileiro. Os alunos também aprendem inglês a partir da escola primária. A partir da sixième (equivalente ao sexto ano no modelo brasileiro), eles podem escolher aprender espanhol ou alemão.
O Lycée Molière é uma escola de excelência, como evidenciado pelos seus resultados obtidos no baccalauréat (100% de sucesso com 80% de menções) e pela orientação pós-bac de seus alunos (Grandes Ecoles françaises, universidades de prestígio na França, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Suíça e outros lugares).
O Lycée possui aproximadamente 870 estudantes do maternal ao equivalente ao 3° ano do ensino médio com. Possui, em média, 3 turmas de 21 alunos por classe), e encontra-se instalado em 2 endereços no bairro de Laranjeiras (Rua Pereira da Silva 728 e Rua Conde Baependi, 63).
SFBE – Sociedade Francesa e Brasileira de Ensino. Trata-se da empresa de direito privado que administra o Lycée Molière.
AEFE – Agência para o Ensino Francês no Exterior.
Site : www.aefe.fr
O Lycée Molière é membro da rede da Agência para a Educação Francesa no Exterior (AEFE), que representa 492 escolas em 137 países. A AEFE é uma instituição pública nacional francesa sob a supervisão do Ministério da Europa e Relações Exteriores (MEAE). Sua principal responsabilidade é garantir que os padrões de ensino dos estabelecimentos franceses no exterior estejam em conformidade com o programa educacional nacional francês.
Graças à parceria do Lycée Molière com a AEFE, nossas aulas são homologadas pelo Ministério da Educação francês e reconhecidas pelo ensino do currículo oficial da Educação Nacional Francesa. A AEFE também nomeia o diretor do Lycée, bem como concede bolsas de estudo aos estudantes franceses em condições de falta de recursos.
FAPÉE – Federação das associações de pais de alunos dos estabelecimentos de ensino francês no exterior.
Site : www.fapee.com
A FAPÉE foi fundada em 1980 por pais de várias nacionalidades e reúne exclusivamente as associações de pais de alunos das instituições educacionais francesas no exterior (estabelecimentos de administração direta, conveniado e parceiros) sendo a única federação competente no quesito. A FAPÉE é uma interlocutora com uma reconhecida força de proposição graças ao seu profundo conhecimento da rede de lycées franceses no exterior.
Ela faz parte do Conselho de Administração da Agência para a Educação Francesa no Exterior (AEFE), da Comissão Nacional de Bolsas de Estudo e do Conselho de Administração da Missão Laica Francesa (MLF / OSUI).
A França no Brasil – Consulado Geral da França no Rio de Janeiro
Site : https://riodejaneiro.consulfrance.org
O Consulado Geral da França no Rio de Janeiro desempenha um papel vital na vida do Lycée Molière, seja concedendo subsídio para a APE poder criar, em parceria com o Lycée Molière, o projeto de ateliês interculturais, seja ajudando as famílias francesas com bolsas de estudo.
Culturethèque – A plataforma digital do Instituto francês e da Aliança Francesa.
Site : https://www.culturetheque.com/EXPLOITATION/BR/
Culturethèque é uma plataforma que oferece vários conteúdos digitais franceses (ebooks, revistas, revistas acadêmicas, filmes, artigos etc). Ela permite também o acesso a recursos “originais” (gravações de áudio e/ou vídeo, conferências, mesas redondas) produzidos pelo Escritório do Livro e Mediatecas da Embaixada da França no Brasil ou por outras instituições da rede cultural francesa no Brasil. Graças à parceria entre o Lycée Molière e o Instituto Francês, os pais de alunos do Lycée Molière podem ter acesso gratuito a mais de 70.000 documentos por um ano renovável.
BiblioMaison – A Mediateca da Maison de France.
Site : http://www.bibliofranca.org.br/?secoes=biblioteca
A BiblioMaison faz parte de uma rede de mediatecas existente no interior dos estabelecimentos culturais franceses em 150 países. Essas mediatecas são o resultado da transformação de bibliotecas tradicionais em estabelecimentos orientados para a difusão da cultura francesa contemporânea, em todos os seus aspectos e formas documentais e suportes.
A Embaixada da França e a Aliança Francesa – a última presente no Rio de Janeiro desde 1885 – sempre enxergaram a formação de acervos bibliográficos e documentais como pilar fundamental de suas ações culturais. Seguindo esta filosofia, logo em sua inauguração no ano de 1956, a Maison de France recebeu dois grandes acervos: o do Serviço Cultural da Embaixada da França da época e o da Aliança Francesa.