A diversidade linguística e cultural é uma característica forte e um trunfo de nossa rede.

Nossa rede - Lycée Molière - Estabelecimento convencionado à AEFE.

Lycée Molière – Estabelecimento convencionado à AEFE.
Site : www.lyceemoliere.com.br

O Lycée Molière é um estabelecimento convencionado com a AEFE. Desde o maternal, a língua francesa é usada na maioria das atividades pedagógicas, porém, aproveitando da imersão em um ambiente lusófono. A educação em português também é fornecida durante toda a escolaridade, de modo a permitir a posterior integração de seus estudantes no ensino superior brasileiro. Os alunos também aprendem inglês a partir da escola primária. A partir da sixième (equivalente ao sexto ano no modelo brasileiro), eles podem escolher aprender espanhol ou alemão.

O Lycée Molière é uma escola de excelência, como evidenciado pelos seus resultados obtidos no baccalauréat (100% de sucesso com 80% de menções) e pela orientação pós-bac de seus alunos (Grandes Ecoles françaises, universidades de prestígio na França, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Suíça e outros lugares).

O Lycée possui aproximadamente 870 estudantes do maternal ao equivalente ao 3° ano do ensino médio com. Possui, em média, 3 turmas de 21 alunos por classe), e encontra-se instalado em 2 endereços no bairro de Laranjeiras (Rua Pereira da Silva 728 e Rua Conde Baependi, 63).

Nossa Rede - SFBE - Sociedade Francesa e Brasileira de Ensino.

SFBE – Sociedade Francesa e Brasileira de Ensino. Trata-se da empresa de direito privado que administra o Lycée Molière.

AEFE - Agência para o Ensino Francês no Exterior.
AEFE – Agência para o Ensino Francês no Exterior.
Site : www.aefe.fr

O Lycée Molière é membro da rede da Agência para a Educação Francesa no Exterior (AEFE), que representa 492 escolas em 137 países. A AEFE é uma instituição pública nacional francesa sob a supervisão do Ministério da Europa e Relações Exteriores (MEAE). Sua principal responsabilidade é garantir que os padrões de ensino dos estabelecimentos franceses no exterior estejam em conformidade com o programa educacional nacional francês.

Graças à parceria do Lycée Molière com a AEFE, nossas aulas são homologadas pelo Ministério da Educação francês e reconhecidas pelo ensino do currículo oficial da Educação Nacional Francesa. A AEFE também nomeia o diretor do Lycée, bem como concede bolsas de estudo aos estudantes franceses em condições de falta de recursos.

Federação das associações de pais de alunos dos estabelecimentos de ensino francês no exterior. S
FAPÉE – Federação das associações de pais de alunos dos estabelecimentos de ensino francês no exterior.
Site : www.fapee.com

A FAPÉE foi fundada em 1980 por pais de várias nacionalidades e reúne exclusivamente as associações de pais de alunos das instituições educacionais francesas no exterior (estabelecimentos de administração direta, conveniado e parceiros) sendo a única federação competente no quesito. A FAPÉE é uma interlocutora com uma reconhecida força de proposição graças ao seu profundo conhecimento da rede de lycées franceses no exterior.

Ela faz parte do Conselho de Administração da Agência para a Educação Francesa no Exterior (AEFE), da Comissão Nacional de Bolsas de Estudo e do Conselho de Administração da Missão Laica Francesa (MLF / OSUI).

O Consulado Geral da França no Rio de Janeiro desempenha um papel vital na vida do Lycée Molière.
A França no Brasil – Consulado Geral da França no Rio de Janeiro
Site : https://riodejaneiro.consulfrance.org

O Consulado Geral da França no Rio de Janeiro desempenha um papel vital na vida do Lycée Molière, seja concedendo subsídio para a APE poder criar, em parceria com o Lycée Molière, o projeto de ateliês interculturais, seja ajudando as famílias francesas com bolsas de estudo.

Culturethèque - a plataforma digital do Instituto Francês e da Aliança Francesa.

Culturethèque – A plataforma digital do Instituto francês e da Aliança Francesa.
Site : https://www.culturetheque.com/EXPLOITATION/BR/

Culturethèque é uma plataforma que oferece vários conteúdos digitais franceses (ebooks, revistas, revistas acadêmicas, filmes, artigos etc). Ela permite também o acesso a recursos “originais” (gravações de áudio e/ou vídeo, conferências, mesas redondas) produzidos pelo Escritório do Livro e Mediatecas da Embaixada da França no Brasil ou por outras instituições da rede cultural francesa no Brasil. Graças à parceria entre o Lycée Molière e o Instituto Francês, os pais de alunos do Lycée Molière podem ter acesso gratuito a mais de 70.000 documentos por um ano renovável.

BiblioMaison - A Mediateca da Maison de France
BiblioMaison – A Mediateca da Maison de France.
Site : http://www.bibliofranca.org.br/?secoes=biblioteca

A BiblioMaison faz parte de uma rede de mediatecas existente no interior dos estabelecimentos culturais franceses em 150 países. Essas mediatecas são o resultado da transformação de bibliotecas tradicionais em estabelecimentos orientados para a difusão da cultura francesa contemporânea, em todos os seus aspectos e formas documentais e suportes.
A Embaixada da França e a Aliança Francesa – a última presente no Rio de Janeiro desde 1885 – sempre enxergaram a formação de acervos bibliográficos e documentais como pilar fundamental de suas ações culturais. Seguindo esta filosofia, logo em sua inauguração no ano de 1956, a Maison de France recebeu dois grandes acervos: o do Serviço Cultural da Embaixada da França da época e o da Aliança Francesa.