O Festival du Livre é a maior livraria francesa efêmera do Brasil, onde você pode encontrar uma seleção de obras adaptadas para alunos do maternal ao ensino médio. São milhares de livros, romances, ilustrações e histórias em quadrinhos em francês, para todos os gostos e todas as idades, a preços franceses. Há também centenas de livros usados em perfeitas condições.

O Festival du Livre é a maior livraria francesa efêmera do Brasil.

crédito: Emma Monteiro.

Motivação

A leitura é uma porta aberta para um mundo encantado. Como já dito pelo escritor Alexandre Jardin:

“toda criança mordida pelo bichinho da leitura já se encontra vacinada contra o fracasso escolar.”

É nesse espírito que desde 2016 o Lycée Molière recebe o Festival du Livre. Um evento imperdível, aguardado por famílias, crianças, professores e comunidade francófona do Rio.

Promoção da cultura francesa no Brasil

A equipe do festival é muito prestativa e solícita, e a qualidade da escolha oferecida e sua diversidade contribuem para o sucesso do evento. Além disso, o Festival du Livre é uma ferramenta para promover a influência da cultura francesa no Brasil. Atentos a essa questão, os organizadores selecionam uma oferta específica para iniciantes em francês, bem como para novos estudantes brasileiros para fazê-los descobrir a cultura francesa. Não por acaso, o festival tem um retorno positivo de todos.

Em suma, o Festival du Livre está aberto a todos:

  • Para a comunidade, é um momento especial para descobrir uma coleção atual e completa de livros cuidadosamente selecionados;
  • Para os professores, é uma oportunidade de organizar atividades educacionais em torno do livro e promover a leitura com as crianças.

Os pais voluntários da APE doam tempo para ajudar a organizar o Festival. É cansativo, porém recompensador. Não à toa, já estamos no aguardo da próxima edição no ano que vem.